buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

  


Fórum do CFM aponta desafios no atendimento a pacientes com doenças raras          

O cuidado Integral, a educação em genética e os desafios no Brasil para o acolhimento às pessoas com doenças raras foram temas abordados na manhã do 2º Fórum do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento, realizado no dia 1º de agosto, em Brasília, reuniu cerca de 100 participantes entre médicos, estudantes, parlamentares, pacientes e familiares. Estima-se que atualmente existam cerca de sete ou oito mil doenças raras no mundo e que acometem entre 6% e 8% da população mundial, sendo 13 milhões só no Brasil.


Na abertura do encontro, o secretário-geral e coordenador da Câmara Técnica (CT) de Doenças Raras, Henrique Batista, detalhou as iniciativas do CFM que contribuem para melhor assistência a milhões de pessoas que sofrem com doenças de difícil diagnóstico e tratamento. Um exemplo recente foi o projeto de educação médica continuada em genética médica desenvolvido pelo CFM em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM). “Essas iniciativas na forma de eventos e aulas promovem uma atualização científica que é enriquecedora para o médico e pode prepará-lo para mudar o curso do desenvolvimento da doença de um paciente. No caso das doenças genéticas, essa capacitação pode ser determinante para a vida dos indivíduos assistidos”, afirmou.
 
Já o 1º vice-presidente do CFM, Mauro Britto, ressaltou o trabalho da Câmara Técnica e a preocupação do Conselho com o tema. “Esse fórum é de fundamental importância para o CFM, pois será o guia para nossas políticas sobre doenças raras”. Ribeiro ainda salientou os números que considerou preocupantes: “65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada dois mil indivíduos. O número exato de doenças raras não é conhecido”.
 
Compôs também a mesa de abertura o deputado e médico Zacharias Calil, autor de projeto de lei que cria centros de estudo e tratamento de anomalias raras nas faculdades de medicina de universidades federais. “Essas pessoas fazem uma verdadeira peregrinação. É preciso uma efetiva política para atendimento desses pacientes”, defendeu. Ao final de sua fala, ele ainda apresentou o convite para participação de audiência pública, no dia 13 de agosto, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, para discutir a “Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras”.
 
Experiências – Durante o período da manhã, a programação do fórum deu destaque para duas mesas de debates: “Educação em genética médica para profissionais de saúde” e “Cuidado Integral para a qualidade de vida da pessoa”, ambas presididas pelo membro da Câmara Técnica do CFM, Aníbal Gil Lopes.
 
Foram defendidas uma série de competências para que médicos e outros profissionais de saúde tenham para auxiliar no diagnóstico de doenças raras, dentre elas a promoção e estímulo de práticas clinicas e de educação em saúde objetivando a prevenção. “A saúde pública tem olhar prevalência, mas também relevância clínica”, pontuou diretora da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), Débora Gusmão.
 
Durante o encontro, os pacientes de doenças raras relataram os desafios no atendimento, como a falta de CID. Segundo, Antoine Daher, presidente da Casa Hunter — instituição para portadores de doenças raras —, que também participou do evento como expositor, 30% dos doentes morrem antes de completar cinco anos de idade. “Geralmente diagnosticados tardiamente, os pacientes também encontram dificuldade de acesso ao tratamento. Conseguimos colocar Brasil em primeiro mundo em pesquisa clínica inovadora, mas dá um vasto campo de pesquisa a ser avançado", apontou Daher ao expor o caso do filho com mucopolissacaridose do tipo II, hoje com 10 anos de idade.
 

Confira as apresentações feitas durante o evento:
 
 
 
 
 
 
ASSISTA A ÍNTEGRA DO EVENTO EM: https://www.youtube.com/watch?v=ynmB3Z_vCEQ
 
 

 

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL:

 
DIA 01/08/2019 (Quinta-feira)
 

08h30 às 09h – Credenciamento


09h Abertura:

Presidente do CFM - Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
Ministro da Saúde – Dr. Luiz Henrique Mandetta


09h10 às 09h50 – Mesa 1: Educação em genética médica para profissionais de saúde
Presidência: Dr. Aníbal Gil Lopes
Relatoria: Thais Habli
Dra. Débora Gusmão Melo (SBGM) – 20’
Dra. Rachel Honjo (Instituto da Criança) – 20’


09h50 às 10h30 – Debates


10h30 às 11h10 – Mesa 2: Cuidado Integral para a qualidade de vida da pessoa com doença rara
Presidência: Dr. Henrique Batista e Silva
Relatoria: Rejane Medeiros
Dra. Linamara Rizzo Batistella (USP) – 20’
Sr. Antoine Daher (Relato de um pai) – 20’


11h10 às 12h – Debates


12h às 14h – Intervalo Almoço

 

14h às 14h40 – Mesa 3: Incorporação de testes genéticos moleculares: Questões éticas, sigilo e privacidade
Presidência: Dr. Marcos Santos (SBB)
Relatoria: Vevila Junqueira
Dra. Iscia Teresinha Lopes Cendes (SBGM) – 20’
Dr. André Machado Soares (Filósofo) – 20’


14h40 às 15h30 – Debates


15h30 às 16h10 – Mesa 4: Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras
Presidência: Dra. Dafne Dain Gandelman Horovitz (SBGM)
Relatoria: Paulo Henrique de Souza
Dra. Maria Inez Pordeus Gadelha (Representante do SAS) - 20 min
Dra. Rosângela Wolff Moro - 20 min


16h10 às 17h – Debates


17h - Encerramento