buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico
 
 
 
Olimpíadas 2016 centralizaram os debates no III Fórum de Medicina do Esporte 
 
 

medicinadoesporte2Além das Olímpiadas 2016, a atuação do médico do esporte e aspectos clínicos dos atletas de alto desempenho foram debatidos pelos participantes do III Fórum de Medicina do Esporte, realizado no dia 5 de julho, em Brasília. Na mesa “Responsabilidade Médica em Clubes Esportivos”, os médicos Samir Salim Daher, Serafim Borges e Ricardo Munir Nahas, falaram sobre a responsabilidade dos médicos em clubes esportivos e sobre as avaliações cardiológicas e ortopédicas em atletas de alto desempenho.

 
Diretor do Departamento de Medicina do Exercício e do Esporte do Clube Pinheiros, em São Paulo, Samir Salim Daher, defendeu uma maior divulgação das resoluções do CFM que regulamentam a medicina do esporte. “Nos clubes de futebol já temos serviços médicos bem organizados, mas precisamos que o mesmo ocorra nas outras modalidades esportivas”, argumentou. Ele disse também ser necessário vencer culturas arraigadas relacionadas ao papel dos médicos e fisioterapeutas. “Os papéis devem ser bem definidos para que o trabalho ocorra da melhor forma”, aconselhou


Já o cardiologista do Clube Regatas Flamengo e da Confederação Brasileira de Futebol, Serafim Borges, explicou quais são as atribuições do cardiologista em uma equipe de futebol, quais os efeitos cardiovasculares do condicionamento e os protocolos de avaliação usados pelos médicos brasileiros. “Nós, brasileiros, valorizamos a anamnese, o exame físico e o ECG de repouso. Os americanos, por exemplo, não fazem o ECG”, detalhou. Serafim também mostrou como estava o condicionamento dos jogadores brasileiros na Copa das Confederações e do Mundo. “Estavam todos em ótimas condições físicas”, atestou.


O ortopedista e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e Esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, Ricardo Munir Nahas, fez uma exposição sobre a avaliação ortopédica para atletas de alto desempenho. Nahas mostrou imagens de vários casos clínicos e comentou sobre as melhores indicações de tratamento. “O médico do esporte tem a agudização como a grande inimiga. Trabalhamos em zonas de compensação, com indivíduos que vão se lesionando gradativamente até que ocorra um evento traumático”, explicou. Em sua palestra, o ortopedista também discorreu sobre a avaliação de riscos de possíveis lesões, levando em consideração aspectos intrínsecos e extrínsecos.


A última mesa redonda do IIF Fórum de Medicina do Esporte tratou do tema “Implicações práticas em Medicina do Esporte”. O primeiro expositor foi o cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, que falou sobre a prevenção da morte súbita no esporte. Após mostrar vários casos, Ghorayeb afirmou que o melhor caminho para evitar a morte súbita é uma boa avaliação prévia e uma eficiente ressuscitação, procedimento que precisa ser mais disseminado. “Atividade física não causa a morte, as causas estão no excesso, no abuso e nas doenças pré-existentes”, defendeu.


A conselheira federal pelo Distrito Federal e médica do trabalho, Rosylane Mercês Rocha, fez uma explanação sobre a necessidade de atestado médico para a liberação de atividades físicas em academias e clubes sociais. Depois de mostrar como o tema é tratado em resoluções do CFM e em outros normativos, Rosylane concluiu que, a depender das leis estaduais, é possível não se exigir o atestado, “mas, diante dos casos de mortes em academias, é possível se abrir mão deste cuidado?”, questionou. A última atividade do Fórum foi a apresentação de um caso clínico sobre arritmia cardíaca, apresentado pelo cardiologista Serafim Borges.


Ao apresentar as conclusões finais sobre o III Fórum de Medicina do Esporte, Emmanuel Fortes afirmou que o dia foi muito produtivo e que as discussões serão usadas como subsídio para a elaboração de resoluções e pareceres. “Também vamos continuar lutando pela valorização da medicina do esporte. Não há quem nos canse”, afirmou. Fortes afirmou, ainda, que o CFM continuará trabalhando pela exigência do atestado médico para a realização de atividades físicas.

 
 
 

Apresentações:

 

Mesa Redonda: Responsabilidade Médica em Clubes Esportivos

Rosylane Nascimento das Mercês Rocha – Conselheira Federal (apresentação em PDF)

 

Resolução 2012/13 e a responsabilidade dos médicos em Clubes Esportivo

Samir Salim Daher – Membro daCâmara Técnica de Medicina do Esporte do CFM (apresentação em PDF)

 
 
Painel: Aplicação prática da Resolução 2012/13 na organização de grandes eventos e o legado da Copa do Mundo 2014 para a saúde no Rio de Janeiro
Sidnei Ferreira – Conselheiro Federal CFM (apresentação em PDF)