As implicações éticas da prática docente, a educação médica continuada e a avaliação do ensino oferecido pelas escolas de medicina foram temas de discussão no primeiro dia do II Fórum Nacional de Ensino Médico, promovido em Brasília pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nestes 1º e 2 de dezembro. Na mesa redonda O novo código de ética médica e o ensino médico, os conselheiros regionais e professores de medicina Luiz Alberto Bacheschi (São Paulo), Eurípedes Sebastião de Souza (Paraíba) e Élcio Bonamigo (Santa Catarina) debateram as implicações éticas da docência em medicina.
O professor Cláudio Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais, por sua vez, apresentou em conferência a experiência de sua universidade no uso de tecnologias de aprendizagem à distância; e a mesa redonda Avaliação das escolas médicas reuniu o Secretário Geral do Colégio Médico Departamental de Cochabamba (Bolívia) e o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, para uma reflexão sobre a formação de médicos no Brasil e a busca por graduação em medicina na Bolívia.
Durante o encontro foi divulgado o relatório integral da pesquisa Demografia Médica Brasileira, promovida pelo CFM em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Saiba mais.