buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

CFM e MS unidos por mais transplantes

 

A dificuldade de diagnosticar a morte encefálica é um dos principais obstáculos à ampliação do número de transplantes no país. O assunto foi tratado durante o I Fórum sobre Doação de Órgãos e Tecidos, em Brasília – organizado pelo CFM em parceria com o Ministério da Saúde (MS), em 18 de março.

 

A carência de doadores de órgãos também foi apontada como grande desafio. A quantidade ainda é pequena ante a demanda de pessoas que esperam pela cirurgia. Adicionalmente, a falta de informação e o preconceito também limitam o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral.

 

Com vistas a contribuir para a superação desses óbices, o CFM enviou ao ministério documentos que abordam as dúvidas em relação ao diagnóstico de morte encefálica. Segundo o coordenador da câmara técnica do CFM, Gerson Zafalon, “o material será de grande utilidade aos colegas que se deparam com essa situação no dia a dia”.

 

Envolvimento – Para a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Rosana Nothen, o médico é o principal agente envolvido e “é por natureza o líder da assistência e se não estiver envolvido na doação, não há resultados”.

 

O professor de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, Carlos Silvado, analisou a utilização do critério da morte encefálica determinada pelo CFM há 13 anos por meio da Resolução 1.480: “O critério tem sido bem utilizado. Entretanto, existem alguns problemas de interpreta- ção e mudanças que precisam ser feitas”. Silvado também ressalta que a população desconhece o termo, o que dificulta o trabalho do médico.

 

De acordo com o presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Ederlon Rezende, a perda de eventuais doadores ocorre porque 90% dos municípios brasileiros não dispõem de UTI e em mais da metade das existentes não há médicos intensivistas. As recomendações do fórum serão avaliadas pelas câmaras técnicas do CFM.

 

Fonte: matéria publicada no jornal Medicina nº 182 de março de 2010

 

 

I FÓRUM SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Data: 18 de março de 2010

Local: Sede do CFM - Brasília - DF