buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico


Com palestra de Rubem Alves, prossegue o I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina

 

Neste encontro foi discutindo temas relevantes para o futuro do exercício da Medicina no país e para enfrentar o desafio da melhora da assistência à saúde. Nesta quinta-feira (4), o educador e escritor Rubem Alves participará de mesa redonda no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2010, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A reunião, que teve início no dia 3, se estende até o dia 05 .

Na oportunidade, estão sendo discutidos temas relevantes para o futuro do exercício da Medicina no país e para enfrentar o desafio da melhora da assistência à saúde. Durante sua participação no encontro, Rubem Alves falará sobre os aspectos relacionados à terminalidade da vida, questão que tem chamado a atenção dos profissionais e pacientes, sobretudo, com o advento de inovações técnica e científicas.

Após a palestra, às 10h30, o educador e escritor poderá atender aos jornalistas no Hotel Majestic, onde se realiza o encontro. O tema tem sido acompanhado com interesse pelo CFM, que é favorável à descriminalização da ortotanásia e à adoção dos chamados cuidados paliativos nos casos de pacientes com quadros graves e irreversíveis, desde que exista concordância expressa dele ou de seus responsáveis legais.

Primeiro dia – Logo na abertura, os cerca de 400 participantes da reunião tiveram a oportunidade de ouvir uma exposição feita pelo médico e escritor Moacyr Scliar. Durante quase duas horas, ele falou sobre o ato de cuidar e o trabalho realizado pelos médicos. Na seqüência, houve exposições de outros convidados, como Rui Nunes – professor catedrático de Medicina e Bioética da Universidade do Porto, que tratou sobre diretivas antecipadas, ou seja, a declaração de vontade do paciente com relação ao tratamento que espera e gostaria de receber em situações terminais.

A médica Cláudia Burlá – membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Câmara Técnica de Terminalidade da Vida do CFM – e o filósofo José Dimas Maciel Monteiro – professor de Filosofia da Universidade do Sul de Santa Catarina – também contribuirão com suas reflexões sobre a autonomia plena do paciente e a situação dos idosos.

Outra mesa de destaque do primeiro dia do encontro foi a que tratou sobre a gestão dos sistemas de saúde, que discutiu os problemas que afetam o modelo de assistência brasileiro. A participação de convidados estrangeiros – os portugueses Rui Nunes, professor da Universidade do Porto e Isabel Caixeiro, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos de Portugal – e de Dasso Júnior – doutor em Direito Público da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - contribuiu para uma comparação entre o que acontece no país e a situação da Europa. Confira abaixo a programação do

 

 

 

 

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DE 2010

Data: 17 e 18 de março

Local: Florianópolis - SC