buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico
Entidades avaliam temas divergentes
 

 

A construção de importantes consensos relacionados à avaliação dos cursos de medicina marcou o Fórum Nacional de Entidades Médicas, realizado de 8 a 10 de dezembro, em Aracaju (SE). A decisão configura importante avanço na luta para qualificar o ensino médico e os futuros profissionais.

 
Além deste tema, foram discutidas durante o encontro questões relacionadas aos modelos de gestão na saúde pública e à recertificação de títulos de especialista. A reunião contou com a participação de cerca de 300 representantes de conselhos, sociedades, associações e sindicatos.
 
“O objetivo deste fórum  é colaborarmos para a construção de consensos possíveis, sem a imposição de decisões”, ressaltou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.
 
Avaliação de cursos – Com relação à avaliação dos cursos de medicina  e seus egressos, houve avanço na proposta de realização de exames aplicados aos estudantes no final do 2º, 4º e 6º anos (teste de progresso). O conteúdo das provas incluiria a definição dos atributos do graduando em medicina, com avaliação externa à universidade e com a colaboração da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Simultaneamente, as escolas médicas também seriam avaliadas.
 
De acordo com o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital, a proposta deverá ser acordada com o plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que anualmente realiza o exame dos recém-formados. Outro item discutido e acordado foi a criação de uma comissão no âmbito do CFM, com a participação do Ministério da Educação (MEC), para encaminhar discussões técnicas pertinentes à iniciativa.
 
O diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger, já se encontrara com representantes do Conselho Federal, da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue) e da Fenam quando do Fórum do Ensino Médico, organizado pelo CFM, em julho. Na ocasião, foram estabelecidas as bases de um projeto piloto para avaliação dos cursos de medicina e de seus estudantes – idéia que vem ao encontro das decisões tomadas em Aracaju.
 
Fonte: Matéria publicada no jornal Medicina Nº 191 • DEZEMBRO/2010

 

 

FÓRUM NACIONAL DAS ENTIDADES MÉDICAS

Data: 8 a 10 de dezembro de 2010

Local: Aracaju (SE)