buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

Fórum debate competências e formação do clínico médico

 

A terceira edição do Fórum de Clínica Médica, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), reuniu especialistas de todas regiões do país no dia 27, em Brasília. O papel do especialista e sua valorização foram os temas que permearam palestras durante todo o dia. O tema tem sido discutido pela Câmara Técnica da área a qual tem analisado as competências clínicas e a ampliação da residência desta especialidade para três anos.

Buscando compreender melhor o cenário e dar maior segurança para o residente em clínica médica, o fórum debateu as mudanças do perfil do especialista. “São pontos fulcrais aos nossos interesses ter o clínico bem formado e capaz de assumir suas responsabilidades, o que requer estrutura, condições de trabalho e valorização profissional”.

Segundo a coordenadora-adjunto da Câmara Técnica no CFM, Maria do Patrocínio Tenório, esses debates objetivam destacar o clínico como fundamental para a regulação do cuidado e para a otimização dos recursos em saúde. “Ter um clínico no sistema de saúde significa ter a melhor assistência para o adulto e a melhor qualidade no atendimento secundário e terciário”.

O representante do Ministério da Saúde e coordenador Geral de Gestão a Atenção Básica, Arnoldo de Oliveira Júnior, falou da importância de se ter profissionais clínicos no sistema de saúde e ainda defendeu uma carreira de Estado para que garantir a interiorização deste profissional.

“Nós abandonamos o médico e não o valorizamos. O Ministério criou o Programa Mais Médicos, para resolver a interiorização, mas é um esforço muito pequeno. O que precisamos é formar médico de qualidade e ter uma carreira médica que, ao meu entender, é a única coisa capaz de salvar essa situação”.

Competências - Durante o encontro também foram discutidas as Competências do Clínico/Internista como forma de orientar a formação e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes do especialista. O tema tem sido debatido nas reuniões periódicas da Câmara Técnica.

Segundo Maria do Patrocínio Tenório, a análise tem levado em conta a revisão de literatura das principais diretrizes internacionais sobre o tema. “A Câmara Técnica procura respeitar as necessidades e especificidades regionais, locais e o perfil institucional de formação do especialista, garantindo um padrão de formação uniforme central em Clínica Médica/Medicina Interna”.

Como o tema ainda está em fase de análise, o CFM aguarda o fim do trabalho da CT de Clínica Médica para avançar na proposta. Caso seja aprovada, deverá ser encaminhada para Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação, coordenada por Rosana Leite, e posteriormente pela Comissão Mista de Especialidades.

 

 

CFM premia vencedores da I Olímpiada de Medicina Interna

 

Como proposta de divulgar a especialidade entre estudantes do sexto ano de graduação de medicina e residentes em clínica médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizou o I Olimpíada Brasileira de Medicina Interna. Os quatro vencedores do concurso receberam troféus e certificados de honra ao mérito, em Brasília (DF), durante o III Fórum de Clínica Médica do CFM, em 27 de abril.
 
A competição, ocorrida no dia 27 de março, contou com a participação de universitários do sexto ano de medicina e de residentes em clínica médica do primeiro, segundo e do terceiro ano (R1, R2 e R3). Foram 535 inscritos de faculdades e residências de todos os estados do país. Os candidatos foram submetidos a provas escritas e objetivas realizadas por meio eletrônico. Foram disponibilizadas três horas para os candidatos responderem oitenta questões de múltipla escolha com base em casos clínicos.
 
Os prêmios foram atribuídos a cada um dos melhores desempenhos, por categoria. O graduando em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP), Daniel Abdalla Added Filho, foi o vencedor na categoria do sexto ano. Em seus agradecimentos, ele referiu que além de uma conquista profissional, é uma ótima forma de reconhecimento dos seus esforços durante a graduação.
 
Na categoria de residência em medicina interna, foram premiados Ana Flávia Garcia Silva (residente de primeiro ano), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Antonio Eduardo Ribeiro Nakamura (residente de segundo ano), da Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e Diego Aparecido Rios Queiróz, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
 
Para a integrante da Câmara Técnica do CFM, Paula Gaiolla, a proposta cumpriu o seu papel ao mobilizar o Brasil em torno da Medicina Interna. “O perfil de desempenho da prova mostrou discriminação entre as categorias. Cumprimos nosso objetivo ao incentivar e valorizar o profissional que tem interesse em se capacitar ou que está em treinamento na área de medicina interna”, destacou.

 

 

Serviço:

III Fórum de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Data: 27 de abril de 2018
Local: Conselho Federal de Medicina - Brasília – DF


PROGRAMAÇÃO

Dia 27/04/2018 (sexta-feira)

8h30 – 9h00 Credenciamento

09h00 – 09h30 Sessão de Abertura
Carlos Vital Correa Tavares Lima - Presidente do Conselho Federal de Medicina
Mauro Luiz de Britto Ribeiro –Coordenador da Câmara Técnica de Clínica Médica
Maria do Patrocinio Tenorio Nunes -Coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Clínica Médica
Lincoln Lopes Ferreira – Presidente da Associação Médica Brasileira
Associação Brasileira de Educação Médica
Rosana Leite de Melo – Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica
Associação Nacional de Médicos Residentes

9h30 – 10h30 Painel: Cuidado do Adulto no Sistema de Saúde Secundário e Terciário - Análise Crítica da proposta da CT de Clínica Médica do CFM

Explanação: Câmara Técnica de Clínica Médica - CTCM/CFM

Debatedores:
Carlos Vital Correa Tavares Lima - Presidente do CFM
Secretaria de Ações em Saúde do Ministério da Saúde
Câmara Técnica de Clínica Médica CTCM/CFM
Erno Harzheim - Secretário de Saúde de Porto Alegre/RS
Sérgio Antonio Dias da Silveira Júnior – Sistema Privado Complementar de Saúde

10h30 – 12h00 Painel: Mudança de nome da Especialidade e Especialista e Apresentação das Competências do Clínico/Internista

Explanação: CTCM/CFM

Debatedores:
Carlos Vital Correa Tavares Lima - Presidente do CFM
Lincoln Lopes Ferreira - Presidente da AMB
Rosana Leite de Melo – Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM
Sociedade Brasileira de Clínica Médica

12h00 – 13h30 Intervalo para almoço

13h30 – 14h00 Premiação da I Olimpíada Nacional de Medicina Interna

Câmara Técnica de Clínica Médica do CFM

14h00 – 15h30 Painel: Formação do Médico Especialista em Medicina Interna em 3 anos

Explanação: CTCM/CFM

Debatedores:
Carlos Vital Correa Tavares Lima - Presidente do CFM
Lincoln Lopes Ferreira - Presidente da AMB
Prof. Milton de Arruda Martins – CTCM/CFM
Rosana Leite de Melo – Secretária Executiva da CNRM
Secretário da SEGTES/Ministério da Saúde
Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR
Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM
Federação Nacional dos Médicos - FENAM

15h30 – 16h30 Debates

16h30 – 17h00 Encerramento