buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

CFM debate implantação de prontuários eletrônicos e segurança no armazenamento de informações

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, no dia 8 de agosto, o I Fórum de Prontuário Eletrônico. No evento, profissionais da medicina e da informática debateram a implementação de prontuários eletrônicos e a segurança no armazenamento das informações, além dos desafios da implantação do sistema no país.

Após a abertura, com a participação do presidente do CFM, Carlos Vital, e do coordenador da Câmara Técnica de Informática e Saúde do CFM, Aldemir Humberto Soares, foram realizadas as palestras "Privacidade e Confidencialidade de Dados" e "Certificação Digital". A primeira foi ministrada pelo presidente do CFM, Carlos Vital, enquanto a segunda ficou a cargo de Ruy Ramos, assessor especial do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal que mantém e executa as políticas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (IBP-Brasil).

O coordenador da Câmara de Informática em Saúde destaca a importância do encontro: "o prontuário eletrônico encontra-se amplamente difundido no Brasil e rapidamente deve substituir o de papel. O fórum é o momento ideal para discussão sobre os parâmetros necessários que tragam garantias de uso adequado, de confidencialidade e de segurança aos médicos, mas, principalmente aos pacientes", ressalta Aldemir Soares. Ainda pela manhã, foram realizadas a conferência "Política de Compartilhamento de Informações", ministrada pela presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Beatriz de Faria Leão, e Rodrigo Queiroga, administrador de Sistemas de Informações e associado da entidade.

No período da tarde, as atividades começaram com a mesa redonda "O acesso ao prontuário", coordenada pelo conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, além das conferências sobre uso secundário do prontuário eletrônico, que teve como palestrantes o médico e padre Aníbal Gil Lopes, representando o CFM, além da apresentação sobre diretrizes de acesso ao prontuário, pelo vice-corregedor do CFM, José Albertino Souza.

Dando sequência ao evento, Joaquim José Fernandes da Costa Junior, do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, do Ministério da Saúde, apresentou a conferência sobre a informatização das Unidades Básicas de Saúde brasileiras. O evento foi encerrado com um debate entre os participantes do encontro, coordenado pelo corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre.

Veja, abaixo, a playlist com os vídeos do evento:

 

I Fórum sobre Prontuário Eletrônico

Programação

Data: 08 de agosto de 2017

Local: Auditório do Conselho Federal de Medicina

Mesa de Abertura: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (Presidente do CFM)

Florentino de Araújo Cardoso Filho (Presidente da Associação Médica Brasileira)

Aldemir Humberto Soares (Coordenador da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM)

09h00 – 09h10

Abertura

09h10 – 09h40 -

Privacidade e Confidencialidade de Dados Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – CFM

09h45 - 10h15

Certificação Digital

10h20 – 11h00

Política de Compartilhamento das Informações -

Beatriz de Faria Leão - SBIS Rodrigo Queiroga – SBIS

11h00 – 12h00

Debate

12h00 - 14h00

Intervalo para almoço

14h00 – 14h40

Uso Secundário do Prontuário Eletrônico Aníbal Gil Lopes - CFM

Dácio de Lyra Rabello Neto - CGIAE-DANTPS-SUS-MS

14h45 – 15h25

Diretrizes de acesso ao Prontuário José Albertino Souza - CFM Joaquim José Fernandes da Costa Júnior - DEMAS-MS

15h30 – 17h00

Debate

17h00

Encerramento

 


 

 

Confira imagens em:

https://www.flickr.com/photos/cfmimprensa/albums/72157687349629995