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Entidades pedem revisão de marco legal 

 

Rumos do ensino médico foram discutidos por CFM, Abem, docentes e discentes durante o encontro

Entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e outras de representação estudantil, além de professores universitários e estudantes, concordam que é benéficio avaliar instituições,acadêmicos e egressos de medicina. Há ainda o consenso de que essa avaliação deve ser feita de forma transparente e com responsabilidade social, sendo que maus resultados devem gerar consequências como a não diplomação ou o fechamento do curso.

Essas são as principais conclusões do VII Fórum Nacional de Ensino Médico, realizado pelo CFM, em outubro, na sede do CFM, em Brasília (DF). “Prioritariamente, a consequência deve recair sobre as escolas médicas, obrigando as a melhorar a sua performance de ensino naquelas disciplinas mal avaliadas e recuperar, gratuitamente (no caso das instituições particulares), o aluno que obteve nota baixa”, sintetizou Lúcio Flávio Gonzaga Silva, coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM.

A professora Marcia Hiromi Sakai, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), responsável pela relatoria do evento, apontou as sugestões que se destacaram. A primeira delas é que as entidades médicas e os docentes busquem entendimentos com os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS). “Também precisamos alcançar mecanismos para revisar o marco legal (Lei no 12.871/2013), além de estabelecer outros para que os maus resultados produzam consequências”, explicou a relatora.

A Lei no 12.871/2013 instituiu o Programa Mais Médicos e abarcou tópicos essenciais, como o funcionamento de cursos de medicina e a formação  médica no Brasil, insti- tuindo a “avaliação espe- cí ca para curso de graduação em medicina, a cada dois anos”. Por isso, tem sido alvo de atenção da comunidade médica e acadêmica.

 

 

 

 

 

VII Fórum Nacional de Ensino Médico

Data: 6 e 7 de outubro de 2016
Local: Auditório do CFM - SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, CEP 70390-150, Brasília (DF)
Organização: Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM)

 

Apresentações : 

 

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (presidente do CFM)

 

Estado da Arte da Avaliação do Estudante de Medicina

Palestrante: John Norcini (FAIMER)

Experiência do Teste de Progresso no Brasil

Palestrante: Angélica Maria Bicudo (Unicamp)

Visão da Gestora – Valéria Góes Ferreira Pinheiro (UFC)

Visão do Professor – Flávio Lúcio Pontes Ibiapina (UNIFOR)

Visão do Estudante – Acadêmico Matheus Bessa (coordenador discente da Regional Nordeste da Abem)

Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina

Palestrante: Maria Inês Fini (presidente do Inep)

Visão do CFM – Lúcio Flávio Gonzaga Silva

Visão da Aemed – Wilton Filhoa

Estado da arte da avaliação da Escola de Medicina

Palestrante: John Norcini (FAIMER)

Avaliação Institucional e Acreditação da Escola de Medicina

Palestrantes:

Avaliação Institucional

Dioclécio Campos Júnior (UnB)

Acreditação da Escola de Medicina

Milton Arruda Martins (USP)