buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

Fórum debate qualidade da assistência médica ao paciente idoso

 

forumgeriatriaO uso de terapias hormonais para prevenir o envelhecimento, instituições de longa permanência para idosos e a formação do médico especialista em geriatria estão em debate no Fórum de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado no dia 25, na sede da autarquia, em Brasília (DF). O encontro foi aberto pela manhã pelos presidentes do Conselho, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima; da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), José Elias Soares Pinheiro; além do coordenador da Câmara Técnica de Geriatria e Gerontologia, Aldemir Humberto Soares.


Fórum de Geriatria do CFMNo início dos trabalhos, o diretor da autarquia destacou a importância do tema: “a evolução do índice de envelhecimento com o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade trazem um desafio no sentido da qualificação do atendimento, em benefício da saúde e qualidade de vida do paciente durante o processo de envelhecimento”, apontou Carlos Vital.


Após a abertura, foi realizada a mesa sobre terapias anti aging, em que o geriatra e ex-conselheiro federal Gerson Zafalon Martins, apresentou decisões da Justiça sobre a Resolução 1.999/12, que referendaram o papel do CFM. A norma impede o uso de terapias hormonais para prevenir o envelhecimento, diante da falta de evidências científicas de benefícios e os riscos e malefícios que trazem à saúde.


O evento contou ainda com um debate sobre o papel das instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e a fiscalização dos estabelecimentos de saúde pelos fiscais dos CRMs; com apresentação do diretor de Fiscalização e 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes; e da pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano.


Emmanuel falou sobre a Resolução 2.056/2013, que estabelece critérios mínimos para autorização de funcionamento dos serviços médicos. A norma não inclui as instituições para moradia de idosos, mas o diretor alertou para a importância de que esses ambientes ofereçam conforto e sejam economicamente viáveis.


O encontro teve continuidade no período da tarde, quando foi discutida a formação do especialista em geriatria e interdição jurídica dos estabelecimentos. A geriatra Elisa Franco de Assis Costa proferiu apresentação sobre a visão da SBGG a respeito do assunto. Ela destacou a necessidade de mais profissionais especilalizados na área, tanto nas escolas médicas, quanto na assistência.



Anti-aging - marco legal para intervenção: como está?

Presidente: Marco Polo Dias Freitas
Visão do CFM - Gerson Zafalon Martins  (vídeo)  (apresentação em PDF)
Visão da SBGG - Maria do Carmo Lencastre de Menezes e Cruz  (vídeo)  (apresentação em PDF)

 

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

Presidente: Paulo Matheus Pereira Nunes 
Levantamento e demandas das ILPIs no Brasil - Ana Amélia Camarano   (vídeo)  (apresentação em PDF)
Fiscalização do CRM - Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti   (vídeo)  (apresentação em PDF)

 
 
Formação e Atuação do Médico Especialista em Geriatria

Presidente: Paulo José Fortes Villa Boas
Visão do CFM - Aldemir Humberto Soares   (vídeo)  (apresentação em PDF)
Visão da SBGG - Elisa Franco de Assis Costa   (vídeo)  (apresentação em PDF)

 
Questões Legais na Interdição Jurídica

Presidente: Nezilour Lobato Rodrigues
Ponto de vista médico - Claudia Burlá  (vídeo)  (apresentação em PDF)
Ponto de vista jurídico - Maria Aglae Tedesco Vilardo  (vídeo)  (apresentação em PDF)