buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

Futuro da Medicina em debate no II Fórum Médico Jovem do Nordeste realizado em Recife

 i frummedicojovem

O futuro da medicina está nos jovens médicos. Este foi o mote da abertura do II Fórum Médico Jovem do Nordeste, que começou na noite do dia 08 de abril de 2015 de e termina no fim da tarde do dia 09 de abril. “Eu me considero um médico jovem por continuar construindo a medicina em prol da nossa sociedade. Também não posso deixar de considerar o ético trabalho da medicina na contemporaneidade e afirmar que são estes jovens que terão que extinguir e erradicar as mazelas da saúde”, disse o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, na abertura do encontro, que reuniu cerca de 170 participantes.

A mesa de abertura do II Fórum, que acontece em Recife (PE), também contou com representações do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), do Sindicato dos Médicos do Estado (Simepe), da Associação Médica pernambucana (APM), da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Na oportunidade, o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, lembrou a coincidência da organização do encontro com o Dia da Saúde, que contou com uma campanha específica lançada pelo CFM que estimula os médicos e a população a refletirem sobre a qualidade da assistência oferecida à sociedade. “O nosso papel - como entidades e lideranças - é defender o SUS, a carreira de estado e a qualidade de ensino médico de qualidade” defendeu.

O coordenador da Comissão do Médico Jovem e diretor-tesoureiro do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou que estes outros encontros neste formato serão realizados ainda em 2015. Após as edições, que aconteceram em Porto Velho (RO) e em Recife, já há previsão de uma próxima rodada na Região Sul, em local e data a serem definidos. De acordo com ele, o diagnóstico dos problemas que afetam este segmento da população médica, bem como o seu enfrentamento, “são prioridades para a atual gestão do CFM”.

Primeiro dia - Prontuário médico, declaração de óbito, gestão da informação em medicina e esclarecimentos sobre as Resoluções do CFM sobre o funcionamento de urgências e emergências foram os temas abordados no primeiro dia do II Fórum Médico Jovem. A participação nos debates demonstrou a pertinência da programação, que tem foco nas preocupações, sobretudo, nos médicos recém-formados e naqueles que têm até 10 anos de exercício profissional.

Os palestrantes convidados – Francisco Atanásio Moraes Neto (conselheiro do Cremepe), José Albertino Souza (conselheiro federal), Fernando Carbonieri (diretor do Portal Academia Médica), Márcio Silva Fortini (diretor de Proteção ao Paciente da AMB) e Mauro Luiz de Britto Ribeiro (1º vice-presidente do CFM) – se desdobraram em esclarecer aos participantes os meandros dos temas que estavam sob suas responsabilidades.

Por exemplo, ao falar sobre gestão da informação, Fernando Carbonieri, alertou para a urgência dos profissionais se prepararem para o uso cada vez mais frequente da tecnologia e da facilidade no acesso às informações por meio da internet, o que traz ao cotidiano de consultórios e hospitais. Segundo ele, são mais de 2 bilhões de usuários da internet no mundo, sendo questões relacionadas à saúde o segundo maior motivo de buscas “seja para descobrir a doença, calcular os miligramas do medicamento”, o que, no seu entendimento, exige um preparo cada vez maior dos mé dicos para este novo tempo.

Os conselheiros José Albertino Souza e Francisco Atanásio Moraes Neto abordaram, respectivamente, os temas declaração de óbito e prontuário médico. Ambos os : aspectos legal e ético. Os dois expositores abordaram questões técnicas, legais e éticas, que ajudaram os jovens médicos a compreender as implicações e responsabilidades na formulação e guarda desses documentos. Já Márcio Silva Fortini apresentou aos participantes as dificuldades existentes no mercado de trabalho, com as múltiplas possibilidades de vínculos, nem sempre favoráveis aos jovens profissionais.

Finalmente, o 1º vice-presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, capitaneou um debate sobre a aplicação das Resoluções 2.077 e 2.079 – ambas de 2014 – que trazem importantes orientações para o funcionamento das urgências e emergências em prontos-socorros, hospitais e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Ele apresentou em detalhes os fluxos, dimensionamentos recomendados e responsabilidades definidas nas regras. “É muito importante aproveitar espaços como este para levar adiante esta discussão, unido a vitalidade dos jovens com a experiência dos mais velhos. Essas normas do CFM não são utópicas, mas uma agenda que deve ser colocada em prática”, pontuou.

PROGRAMÇÃO OFICIAL  

 

 

ia 08 de abril de 2015 – Quarta-feira

15h – Credenciamento
15h30 Prontuário Médico: Aspectos Legal e Ético
16h Declaração de Óbito
16h30 Gestão da Informação em Medicina
17h Honorários Médicos
17h30 Debates
20h Solenidade de Abertura
21h O Impacto das Resoluções CFM nº 2.077/14 e 2.079/14 nas Unidades de Urgência e Emergência
22h Debates


Dia 09 de abril de 2015 – Quinta-feira

Mesa Redonda: Residência Médica
08h30 Demandas Atuais dos Médicos Residentes

08h50 A Visão da Preceptoria Médica sob o Olhar do Médico Residente

09h10 Residência Médica: Ensino ou Assistência?

09h30 Fiscalização do Programa de Residência Médica
09h50 Debates
12h00 Intervalo
14h Mesa Redonda: Educação Médica – Ensino da Ética e Bioética
15h Debates
16h Intervalo
16h30 Carreira de Estado para o Médico
17h Mesa Redonda: Médico Jovem
Comissão do Médico Jovem - Regional
Comissão do Médico Jovem - Federal
18h Encerramento

 

 

Apresentações dos palestrantes.

 

Prontuário Médico: Aspectos Legal e Ético (PDF)

Francisco Atanásio de Morais Neto, Conselheiro do CRM-PE

 

Declaração de Óbito (PDF)

José Albertino Souza, Conselheiro Federal

 

Gestão da Informação em Medicina

Fernando Carbonieri, Diretor do Portal Academia Médica

 

Mesa Redonda: Residência Médica (PDF)

Reginaldo Fernandes Lourenço

 

Demandas Atuais dos Médicos Residentes (PDF)

Arthur Hirschfeld Danila, presidente da ANMR

 

Visão da Preceptoria Médica sob o Olhar do Médico Residente (PDF)

Marcelo Barbisan de Souza, vice-presidente da ANMR

 

Residência Médica: Ensino ou Assistência? (PDF)

Beatriz Rodrigues de Abreu Costa, ANMR

 

Fiscalização do Programa de Residência Médica (PDF)

Maria do Patrocínio Tenório Nunes , professora d USP

 

Demografia Médica (PDF)

Alceu José Peixoto Pimentel, conselheiro federal

 

Residência Médica no atual cenário de saúde (PDF)

Francisco Arsego, secretário-executivo da Comissão Nacional de Residênci Médic (CNRM)

 

Mes Redonda: Educação Médica – Ensino da Ética e Bioética

Leonardo Luz, conselheiro Federal (PDF)

Dirceu Bartolomeu Greco , professor da UFMG  (PDF)

Sílvio Sandro Alves Rodrigues, presidente do Cremepe (PDF)

 

Carreira de Estado para o Médico (PDF)

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do CFM