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Busca da integração marca encontro

 

No I Fórum de Comunicação Integrada dos Conselhos de Medicina, diretores e assessores de comunicação do sistema de conselhos discutiram as principais dificuldades encontradas para o estabelecimento de um diálogo produtivo com a sociedade, a imprensa e os médicos. “Este fórum representa um renovado esforço de integração, de definição de interesses comuns e de planejamento de ações conjuntas”, afirmou o diretor de comunicação do CFM, conselheiro Desiré Carlos Callegari.
 
O encontro aconteceu na sede do CFM, em Brasília, no dia 20 de julho. Os participantes tiveram acesso aos resultados de levantamento feito pelo CFM sobre a atual estrutura de comunicação dos conselhos. Os dados indicam que os 27 conselhos regionais possuem atualmente, em conjunto, 19 jornais, 10 revistas, 12 boletins eletrônicos, 21 sites e 24 estruturas de assessorias de comunicação organizadas. Além disso, pelo menos nove CRMs realizam ações publicitárias regularmente.
 
Apresentações – Um dos objetivos do fórum foi estimular a reflexão sobre a importância de integrar as diferentes ferramentas disponíveis segundo uma ótica de planejamento. De acordo com a jornalista Gabriela Wolthers, assessora de comunicação do Ministério da Saúde, que fez exposição sobre o tema, “os profissionais devem pensar nas mensagens que querem transmitir à sociedade. O planejamento permite uma comunicação efetiva, de resultados”.
 
Nesse sentido, o publicitário Roberto Messias, diretor de mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e o consultor em mídias digitais Walder de Miranda Junior, contribuíram com abordagens sobre a aplicação do planejamento em suas respectivas áreas.
 
Com a participação de representantes de 25 estados, o fórum foi considerado um marco no trato da comunicação pelos conselhos regionais.
 
Ações planejadas – Os participantes puderam conhecer o novo site e a nova logomarca do CFM que serão lançados em agosto. Visando promover a aproximação e o intercâmbio entre os setores de comunicação foi definido um grupo de trabalho para programar a integração das atividades.
 
Na pauta de discussões, a integração estrutural da rede de comunicação dos conselhos, com a montagem de banco de imagens comum, desenvolvimento de ferramentas de informática e criação de um banco de notícias. Na esfera publicitária, pretendese trabalhar para a montagem de um calendário nacional de campanhas com base em tema de interesse geral. “Assim poderemos contribuir para o uso racional de nossos recursos e proporcionar ganho em escala para toda a rede de conselhos de medicina”, arrematou Callegari.
 
 

Fonte: matéria publicada no jornal Medicina de Julho 2010 - Nº 186

 

 

I FÓRUM DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DOS CONSELHOS DE MEDICINA

Data: 20 de julho de 2010

Local: Sede do CFM - Brasília - DF