buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

 

 Combate ao crack: médicos discutem protocolo de assistência integral ao dependente químico

 

 

 

crack2O uso de crack no país tem deixado a categoria médica em alerta. Diante disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra a droga, cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública.No dia 19 de abril de 2011, acontece na sede da entidade, em Brasília, o Seminário Crack: Construindo um Consenso, durante o qual devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente.

 

Participam do encontro o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, o consultor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, José Manoel Bertolote (foto), e os senadores Ana Amélia e Wellington Dias, da Comissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.

O seminário pode ser acompanhado em tempo real pela internet. Para isso, há um link no hotsite oficial do evento – www.enfrenteocrack.org.br. Serão proporcionadas imagens de alta qualidade sem a necessidade de instalação de programas. Os internautas também podem participar encaminhando perguntas ou contribuições pelo MSN ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e pelo Twitter (http://twitter.com/enfrenteocrack).

Debates - A programação dá continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o I Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack. Ao longo de 2011, outras atividades estão previstas a partir de iniciativa da Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal.

A meta é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema. “O CFM está consciente da dimensão social da saúde e das influências exercidas sobre ela por fatores sócio-econômicos. As suas ações institucionais são orientadas por um paradigma que enfatiza a dignidade humana e a saúde como bem estar geral do indivíduo – físico, mental e social. Portanto, situações como essa, de uso disseminado de crack, exigem esforços preventivos e terapêuticos que não podem estar dissociados das ações governamentais e comunitárias indispensáveis à justiça social", disse o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

No seminário Crack: Construindo um Consenso, estão programadas duas mesas de debate. Pela manhã, é discutida a criação de um protocolo de assistência médica ao usuário. À tarde, os participantes discutirão propostas para assegurar ao dependente do crack acesso à assistência integral, conforme previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a programação:

Crack: construindo um consenso
Data: 19 de abril de 2011
Local: Auditório do CFM (SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, Brasília, DF)

8h – Credenciamento
 

8h15– ABERTURA
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Vice-Presidente do CFM
José Luiz Gomes do Amaral – AMB
Cid Carvalhaes – Presidente da Fenam
Senador Wellington Dias – Comissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas - CASDEP
Roberto Tykanori Kinoshita – Ministério da Saúde
Conselho Nacional de Justiça

 

9h – Palestra: Protocolo da Organização Mundial de Saúde sobre crack
José Manoel Bertolote – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

 

9h30 às 11h - MESA: Protocolo de Assistência Médica ao Usuário de Crack
Presidente: Henrique Batista e Silva
Moderador: Carlos Vital Tavares Corrêa Lima
Palestrantes:
- Jane Lemos – Associação Médica Brasileira
- Salomão Rodrigues Filho – Conselho Regional de Medicina de Goiás
- Carlos Alberto Iglesias Salgado – Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM
- Ronaldo Laranjeira – Associação Brasileira de Psiquiatria
 

11h às 12h30 – Debates
 

 

12h30 às 14h – intervalo para almoço

- MESA: Protocolo de Assistência Integral ao Usuário de Crack
Presidente: Ricardo Rezende Figueira
Moderador: Ricardo Paiva
Palestrantes:
- Maria Lúcia Garcia – Docente da Universidade Federal do Espírito Santo
- Cléo Borges – Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade
- Francisco Glauberto Bezerra - Ministério Público da Paraíba
- Enildes Monteiro – Assessoria e Assistência Terapêutica em Saúde - Assista
- Laudeci Vieira dos Santos - Conselho Nacional de Saúde
- Alessandra Schneider - Conselho Nacional de Secretários de Saúde
 

16h às 17h30 - Debates
 

 

18h – Encerramento

 

 

 

I SEMINÁRIO CRACK: CONSTRUINDO UM CONSENSO

Data: 19 de abril de 2011

Local: Sede do CFM, Brasília-DF