buy spy app
android spy txt
spy soft
spy text
cialis for sale
viagra mexico

I Fórum sobre Saúde da Família e Comunidade

 

A necessidade de criação da carreira de Estado, a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a garantia de educação médica continuada e a extinção de contratos precários. Estas são as propostas aprovadas pelo I Fórum sobre Saúde da Família e Comunidade, realizado em 29 de outubro de 2010, em Brasília (DF).

 
Os médicos estão preocupados com os inúmeros problemas que afetam o exercício da medicina e a qualidade da assistência. “A saúde da família tem que ser repensada”, aponta o coordenador da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do CFM, Celso Murad.
 
Primária – Segundo o conselheiro, a culpa da falta de integração de políticas de assistência à saúde está, sobretudo, na assistência primária. “A atenção básica é a principal na saúde da família, não é possível que as autoridades não a priorizem. As equipes de saúde da família funcionam com dificuldade: faltam medicamentos de uso continuado e há problemas de referência”, avalia.
 
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Gustavo Gusso, é preciso formar uma rede de atenção. “Não há possibilidade de crescimento sem avançar na estabilização do sistema”.
 
Dentre outras propostas do fórum estão a desospitalização da bioética, o estabelecimento de postura bioética com relação à saúde da família e a garantia de condições de trabalho inclusive em áreas remotas.
 
Pediatria – A assistência à criança no Programa Saúde da Família (PSF) também foi ponto de debate. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz, o Brasil não tem nenhuma política pública com seriedade voltada para este público. “Em muitos estados, a consulta da primeira semana estava sendo feita por um profissional não médico, porque o gestor simplesmente não acha necessário”, afirmou.
 
Dioclécio Campos Júnior, que comandou a SBP por seis anos, defendeu não só o atendimento prioritário das crianças na saúde da família, mas que todas tenham o direito universal do acesso às peculiaridades da saúde infantil.

 

Apresentações

 

9h30 – COMITÉ INTERMUNICPAL DE BIOÉTICA: UMA PROPOSTA PARA A ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Prof. Bruno Schlemper Júnior

RELATORES: José Roberto Pereira de Sousa

 

REMUNERAÇÃO; PLANO DE CARREIRA; CONCURSO PÚBLICO; E DISTORÇÕES CONTRATUAIS

RELATOR: Otino José de Araújo Freitas

  

FINANCIAMENTO

Representante do Gestor:  Gustavo Gusso

 

 

I FÓRUM SOBRE SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE

Data: 29 de outubro de 2010

Local: Sede do CFM - Brasília (DF).